Saturday, November 05, 2011

Hard Ass Sessions #7 - 18 Nov LUX with Rastronaut


Facebook event

Press release (in Portuguese):

Era uma vez um género musical que se chamava kuduro, um vírus rítmico que foi incubado nos musiques da cidade de Luanda, dentro de computadores baratos e softwares ilegais. O vírus espalhou-se rapidamente pelo país, contaminando todos os sectores da sociedade através da internet e dos angolanos que habitam os subúrbios de linha de Sintra. Lisboa foi a segunda cidade a revelar sintomas dessa epidemia.


O vírus não é nocivo, pelo contrário. Trouxe ritmo e desejo de folia a toda uma nova geração de amantes de musica de dança. Na tentativa de estudar o vírus, o colectivo Buraka Som Sistema iniciou uma série de experiências que desencadeou uma reacção interessante: o vírus tornou-se mais forte, mudou de características e expandiu-se para outros territórios que até então se revelavam imunes a ele.


Esses dois primeiros parágrafos contam, de forma um tanto absurda, a origem desse género musical que está na génese daquilo que são as Hard Ass Sessions: o projecto curado por J-WOW e desenvolvido pela Enchufada no formato de EPs e singles digitais, antes de encontrar pouso na discoteca Lux e se transformar numa residência musical. Nesta residência bimensal podemos estar em contacto com todos os DJs e produtores que circulam dentro do universo Hard Ass, que foi desde o início um desafio lançado a uma série de produtores de música electrónica, a apresentarem a sua própria interpretação do ritmo dos guetos de Luanda, ou em outras palavras, deixarem-se contaminar pelo vírus do Kuduro.


Por se tratar de algo que nos é tão próximo, e por estarmos a celebrar 1 ano de Hard Ass Sessions no Lux, decidimos apagar as velas com a prata da casa, um alinhamento centrado no grupo de DJ’s lisboetas, cujos sets moldaram aquilo que é a identidade das noites Hard Ass.


Teremos ainda a dupla venezuelana Pocz & Pacheko, que assinaram o fantástico Tuki Love (‘Hard Ass Session Vol. V’) a marcar estreia em Lisboa. Trazendo-nos a sua combinação explosiva de Tuki, Kuduro, Reggaeton e House, naquilo que muito classificam de Tropical Bass Music, mas nós preferimos o termo Caracas Bass.


Venha daí o champanhe, o bolo, os confettis e os corpos suados. Porque dia 18 é festa de aniversario, é noite Hard Ass Session.

No comments:

Post a Comment